Dúvidas sobre como usar o ambiente digital Mestre dos Contos? Nossa equipe está aqui para ajudar! Por favor, veja se a sua dúvida está respondida abaixo. Caso não esteja, sem problemas: basta entrar em contato conosco pelo formulário desta página que daremos suporte o mais prontamente possível.

Para solucionar rapidamente sua dúvida, leia as perguntas e respostas abaixo.

O QUE É ESTE AMBIENTE DIGITAL?

O que é o Ambiente Digital Mestre dos Contos?

Este é um ambiente de aprendizagem que foi criado pela Letra e Ponto Projetos Educacionais para atender os estudantes e professores participantes do Mestre dos Contos. 

O que o ambiente digital oferece?

O Ambiente Digital Mestre dos Contos oferece diferentes recursos digitais para estudantes e professores, como forma de apoiar e enriquecer as atividades desenvolvidas no âmbito do Mestre dos Contos. 

CRITÉRIOS DE ACESSO AO AMBIENTE DIGITAL

De quais dispositivos é possível acessar o sistema?

O Ambiente Digital Mestre dos Contos possui suporte para todos os navegadores modernos de desktop, como Chrome, Firefox, Safari, Opera, Internet Explorer 9+, smartphones e tablets iOS e Android. É possível acessar o conteúdo por qualquer um desses dispositivos.

Quem pode acessar?

Estudantes: todos os estudantes devidamente matriculados no ano letivo de 2021 no 2º ano do ensino fundamental na rede municipal de educação de Osasco.

Professores: todos os docentes do 2º ano do ensino fundamental da rede municipal de educação de Osasco. 

Profissionais da Educação: todos os coordenadores, técnicos, supervisores e gestores autorizados pela Secretaria de Educação.

Sou aluno da rede de Osasco. Como faço para acessar?

Os estudantes encontram-se previamente cadastrados no sistema. Para acessar, o aluno deve utilizar a área de “Login Aluno” e inserir o seu primeiro nome, a sua data de nascimento e o nome da sua escola.

Sou professor da rede de Osasco. Como faço para acessar?

Os professores encontram-se previamente cadastrados no sistema. Para acessar, o docente deve utilizar a área de “Login professor” e inserir o número do seu CPF e a sua data de nascimento.

Sou profissional da educação da rede municipal de Osasco. Como faço para acessar?

Os supervisores e técnicos da Secretaria de Educação, bem como os coordenadores das unidades de ensino fundamental da rede municipal, encontram-se previamente cadastrados no ambiente digital. Para acessar, devem utilizar a área de “Login professor” e inserir o número do seu CPF e a sua data de nascimento.

Se você é um destes profissionais de educação da rede e tem dúvida se você tem permissão para acessar o ambiente digital, consulte a Secretaria de Educação.

DIFICULDADES NO ACESSO AO SISTEMA

Sou professor, tentei acessar e apareceu a mensagem “CPF ou Senha errada”. O que devo fazer?

Confira se os dados digitados estão corretos. Se a mensagem permanecer, entre em contato com a equipe de suporte pelo formulário no final desta página reportando o tipo de erro e os seus dados para conferência (nome completo, nome da escola em que leciona, CPF, data de nascimento e e-mail).

Sou aluno, tentei acessar e apareceu a mensagem “Aluno inválido”. O que devo fazer?

Confira se os dados digitados estão corretos. Se a mensagem permanecer, entre em contato com a equipe de suporte pelo formulário no final desta página reportando o tipo de erro e os seus dados (nome completo, data de nascimento e o nome de sua escola). Esse contato também pode ser feito pelos pais e/ou responsáveis ou por um membro da família.

O usuário pode fazer seu próprio cadastro no sistema?

Como informado, os alunos e os professores já foram cadastrados previamente no sistema. Mas, se ao tentar fazer o login ocorrer uma mensagem de erro (como as descritas anteriormente), para resolver o problema de forma imediata existe a possibilidade de o usuário fazer seu próprio cadastro utilizando a opção “Cadastro Professor” ou “Cadastro Aluno”, disponíveis na área de login.

Tentei fazer o cadastro, mas aparece a mensagem “CPF já cadastrado”. O que devo fazer?

Neste caso, entre em contato com a equipe de suporte por meio do formulário no final desta página e informe o tipo de erro ocorrido e os seus dados (nome completo, escola em que leciona, CPF, data de nascimento e e-mail).

ACESSO AOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM

Como acessar os objetos de aprendizagem do ambiente digital?

Os objetos de aprendizagem do ambiente digital (jogos, vídeos, livros digitais, etc), estão disponíveis na íntegra somente para usuários logados no sistema. Para acessá-los é preciso antes fazer o login.

Os objetos digitais não estão abrindo no meu navegador.

Primeiramente, verifique sua conexão com a internet para garantir que a sua velocidade de conexão está estável.  Os objetos podem ser abertos normalmente em qualquer navegador com suporte HTML5, mas tem desempenho melhor no navegador Chrome, tanto para desktops como para mobiles. Caso tenha alguma dificuldade, mesmo utilizando o Chrome, entre em contato com a equipe de suporte pelo formulário no final desta página.

FORMAÇÃO DOCENTE

Quem pode ter acesso à área de EAD do ambiente digital?

  • Todos os professores do 2º ano do ensino fundamental da rede municipal de Osasco.
  • Profissionais da educação autorizados pela Secretaria Municipal de Educação.

APOIO AO CURSISTA

Dúvidas sobre os cursos? Nossa equipe está aqui para ajudar! Por favor, veja se a sua dúvida está respondida abaixo. Caso não esteja, sem problemas: basta entrar em contato conosco pelo formulário desta página que daremos suporte o mais prontamente possível.

LEMBRE-SE: para a identificação do seu perfil, é fundamental que você nos informe o tipo de dúvida ou problema que necessita resolver, juntamente com os seus dados (nome completo, nome da escola em que leciona, CPF, data de nascimento e e-mail).

Qual(is) curso(s) ou minicurso(s) estão disponíveis em 2019?

Em 2019, dentre as inovações do ambiente digital Ciência Hoje Osasco estão as diferenças entre as formações destinadas aos docentes, conforme segue.

  • Há uma formação destinada aos docentes do ensino fundamental que CONCLUÍRAM o curso “A BNCC e o pensar científico na escola” em 2018 e que, portanto, já possuem certificação neste curso. Para este docente o sistema disponibiliza AUTOMATICAMENTE no menu superior a aba PRÁTICA, em que se tem acesso a 3 (três) minicursos.
  • Há outra formação destinada aos docentes do ensino fundamental que NUNCA FIZERAM ou NÃO CONCLUÍRAM o curso “A BNCC e o pensar científico na escola”. Para este docente o sistema disponibiliza AUTOMATICAMENTE no menu superior a aba CURSO, em que se tem acesso ao curso “A BNCC e o pensar científico na escola”.
  • Há um perfil destinado aos docentes da educação infantil (pré-escola). Para este docente o sistema disponibiliza AUTOMATICAMENTE no menu a aba CURSO, em que se tem acesso ao curso “A BNCC e as experiências na educação infantil”.

Fiz o meu login e o curso disponibilizado pelo sistema não está de acordo com o meu perfil. O que devo fazer?

Caso você identifique que a formação disponibilizada não está de acordo com o seu perfil, entre em contato com o suporte por meio do formulário no final desta página.

Como ter acesso à área de formação EAD?

Se você é professor da rede educacional, do ensino fundamental ou da pré-escola na educação infantil, ou ainda, se é um profissional da educação autorizado, ao fazer o “login” na plataforma, a aba “Curso” ou “Práticas” será automaticamente habilitada no menu, conforme o seu perfil.

Iniciei o curso, mas ele “trava” e não consigo avançar.

Depois de realizar todas as atividades de uma etapa do curso, o sistema aciona o botão azul “Marcar como concluído”. Basta clicá-lo e terá acesso à próxima etapa. Marcando como concluído, o cursista salva a sua evolução no curso e poderá recomeçar de onde parou.

Realizei todas as atividades, mas o botão não azul não está acionando.

O botão só é acionado quando o cursista realiza as interações mínimas exigidas pelo sistema. Nas etapas que exigem leitura e reflexão, o sistema calcula um tempo mínimo para que o cursista tenha tempo hábil de realizar a leitura e a reflexão. Trata-se de um tempo médio de leitura e, caso o cursista as faça num tempo menor, é só aguardar a liberação do sistema.

Como faço para receber o meu certificado?

O certificado está disponível no final do curso, logo após a pesquisa de opinião. Recomendamos que grave seu certificado, clicando no ícone download, no lado direito superior da tela.

Terminei o curso. Posso acessá-lo novamente?

O curso fica disponível durante todo o ano, com todas as etapas desbloqueadas, justamente para que o professor possa consultá-lo toda vez que desejar e necessitar.

Se, após ler as perguntas e respostas acima, ainda permanecer com dúvida, entre em contato com a equipe de suporte pelo formulário abaixo.

AINDA COM DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE PELO FORMULÁRIO ABAIXO.