Mestre dos Contos

Mestre dos Contos reúne recursos fundamentados no conceito atual de alfabetização, que vai além de decodificar e codificar textos e envolve a inclusão em práticas diferenciadas de leitura e escrita, de tal forma que a criança possa vivenciá-las com autonomia.

Alinhado aos objetivos da Base Nacional Comum Curricular, Mestre dos Contos estimula a leitura, a compreensão e a produção de textos, favorecendo a articulação entre a aprendizagem de leitura e de escrita e os componentes curriculares nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental.

A proposta se fundamenta em recursos que convidam a criança a ouvir, contar, inventar, desenhar, escrever e ler histórias, valorizando o potencial de cada aluno como autor, incentivando a sua criatividade e ampliando as possibilidades de expressão e o significado do registro escrito.

Para tanto, conta com instrumentos em diferentes plataformas, a fim de estimular os estudantes a dominarem as várias formas de linguagem. São recursos que valorizam o protagonismo da criança em situações práticas de leitura-escrita-oralidade.

O conto como estratégia pedagógica

Mestre dos Contos está centrado numa prática social e cultural muito importante: o ato de contar uma história. Assim, explora as primeiras disposições de abertura à aprendizagem que manifestamos desde que nascemos: o ver, o sentir e o ouvir. Partindo dessa abertura, tecem-se caminhos para o representar, o falar, o ler e o escrever.

Ouvir histórias é muito importante na formação de qualquer criança, é o início da aprendizagem para ser um leitor e, tornar-se um leitor é começar a compreender e interpretar o mundo. Por isso precisamos [...] ler histórias para as crianças, sempre, sempre...
(ABRAMOVICH, 1993, p.17)

Com os recursos Mestre dos Contos a criança soltará a sua imaginação e contará diferentes histórias por meio do desenho, da oralidade e do uso da escrita alfabética que está em processo de aquisição. 

 

Integração criança, educador e família

A proposta Mestre dos Contos destaca o papel fundamental do educador como mediador do conhecimento, uma vez que oferece recursos exclusivos que o apoia no estímulo à autonomia dos estudantes no processo de alfabetização. Dentre estes recursos, ganha destaque o curso na modalidade EAD, que ajuda o docente a promover o protagonismo das crianças e o engajamento das famílias em atividades de leitura e escrita.  

Da mesma forma, pais e responsáveis dos estudantes contam com suportes exclusivos para ajudá-los a acompanhar o aprendizado das crianças, dialogando com professores e participando ativamente das atividades propostas. 

Recursos Impressos

Os materiais impressos Mestre dos Contos estão organizados em um conjunto com os itens a seguir.

Minicontos em cena

São 26 cartelas ilustradas que enriquecem e estimulam o imaginário das crianças e desenvolvem a competência narrativa indispensável à produção e à escrita de contos. É um material que tem a intenção de ajudar as crianças e o educador a transitar entre a fala e a escrita, sendo o conto o grande elemento motivador. Cada cena ilustrada, por si só, conta uma história, usando elementos cujas iniciais remetem às 26 letras do alfabeto.

Cenários para criar e recriar

São 6 cenários que trazem insinuações de cenas e dão liberdade para a criança transformá-los em uma nova cena que suscite um conto. Desenhar sobre esses cenários, comunicar uma ideia; pintar, posicionar as personagens e retratar a ação do conto são atividades que ajudam na aprendizagem das crianças sobre os elementos visuais.

Sopa de letrinhas

Este livro-álbum é um convite para que todas as crianças, independente de já dominarem ou não o código escrito, leiam a história do seu ponto de vista, “experimentando-se” como narradoras e como leitoras, diante do desafio de interligarem tudo a partir da imaginação e da interpretação dos elementos presentes no livro. Os livros-álbum, ou livros sem texto, transcendem o temático e permitem uma leitura ligada ao lúdico, ao jogo com as linguagens.

Meu primeiro livro de contos

Com este livro o aluno realiza o exercício de escrever o seu próprio conto, contando com a mediação do seu professor, que pode planejar a história com cada criança – o que ela deseja comunicar e a quem? -, organizar a estrutura do conto que ela quer publicar, rascunhar os textos de cada página, esboçar ilustrações e pensar juntos nas partes do livro

Guia para educadores escolares

Um guia com sugestões para explorar o potencial do material e a criatividade das crianças, estimulando a criação de histórias em diversas linguagens.

Guia para a família

Informações sobre a alfabetização e dicas para que os pais participem ativamente da aprendizagem de seus filhos.

Recursos Digitais

Os materiais digitais Mestre dos Contos estão organizados aqui neste ambiente, em seções para Professores e Estudantes. São recursos que contribuem para que os docentes atuem de maneira inovadora e adequada às demandas atuais, e os estudantes possam protagonizar sua aprendizagem e expandir a interação e a troca de experiências com seus educadores. Visite as seções e conheça melhor os recursos digitais.